segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ubuntu 12.04 poderá ser 50 MB maior que a versão anterior

Mesmo com a recém-chegada versão 11.10 Oneiric Ocelot do sistema operacional Ubuntu, já há - como sempre -, especulações sobre quais prováveis mudanças deverão ter lugar na próxima edição desta distribuição Linux.
Adeus aos CDs-R? (Foto: Divulgação) 
Adeus aos CDs-R? (Foto: Divulgação)
Uma possível alteração que captou a atenção de muitos usuários desta distro diz respeito ao suposto acréscimo de 50 MB de dados à imagem de disco. Há tempos sendo disponibilizada no tamanho de 700 MB, fazendo com que fosse possível “queimar” o Ubuntu em um simples CD gravável, a notícia, tomada como certa quando inicialmente divulgada, já recebeu reconsiderações, e não há certeza de que o Ubuntu 12.04 venha a ser realmente disponibilizado com 750 MB de volume.
Propósitos e panorama
O aumento de espaço interessaria a desenvolvedores de programas que, tendo maior disponibilidade física no disco, poderiam implementar aplicativos mais robustos sem a necessidade de retirar do sistema recursos presentes para dar vez às novidades. Por outro lado, o provável novo limite de espaço ficaria limitado  mesmo aos 50 MB, sem perspectivas de aumento dessa porção, o que faria com que a otimização em termos de updates e a leveza de instalação ainda estivessem presentes na nova versão e dentro da premissa do Ubuntu.
É interessante lembrar que a versão de 750 MB não seria uma variante tão grave em termos de armazenamento do Ubuntu, já que o uso de CDs-R tornou-se remoto há tempos. A nova proposta ainda estaria de acordo a sugestão de preservação ambiental da Canonical, que sugere que seus sistemas sejam armazenados em dispositivos móveis, como pen drives, minimizando o uso desnecessário de recursos naturais como os utilizados em mídias de disco.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário