sábado, 19 de novembro de 2011

Amazon pode estar preparando um smartphone para 2012

A Amazon pode estar preparando mais um ataque de peso na indústria da mobilidade. Após lançar o Kindle Fire, um tablet barato equipado com uma versão fortemente modificada do Android, a gigante da web estaria planejando o próximo passo: um smartphone. Segundo o analista Mark Mahaney, do departamento de pesquisas do Citigroup, há indícios de que a empresa realmente tem intenção de entrar na disputa pelo mercado de telefonia móvel - e já agora, em 2012.
Kindle Fire, da Amazon (Foto: Divulgação) 
Kindle Fire, da Amazon (Foto: Divulgação)
Citado na última quinta-feira (17) pelo site All Things Digital, parte do The Wall Street Journal, Mahaney afirma: "Baseado em nossa checagem com canal de fornecedores na Ásia (...), acreditamos que um smartphone da Amazon será lançado no último trimestre de 2012". Segundo o analista, a Foxconn (sim, a mesma fabricante do iPhone e do iPad que está prestes a inaugurar uma nova planta no Brasil) estaria desenvolvendo o aparelho em parceria com a gigante das compras online norte-americana.
O responsável pelo departamento de pesquisas do Citigroup ainda diz que a Amazon vai pagar taxas de engenharia à indústria de fabricação de Hong Kong, embora o dispositivo seja, de fato, fabricado pelo grupo TMS, da Hon Hai (na verdade, razão social da própria Foxconn) - nada de assustador, pois são as mesmas entidades que constroem o leitor de livros digitais Kindle e o tablet Fire.

Mahaney acredita na incorporação do processador OMAP 4, da Texas Instrument, com o baseband dual mode da Qualcomm. Ele só não soube especificar sobre o sistema operacional, embora tenha insinuado a óbvia escolha do Android como plataforma ao citar o pagamento de royalties de OS à Microsoft (que, como sabemos, recebe direitos por meio de parceiros de hardware do Google).
O custo de fabricação do smartphone iria variar entre US$ 150 e US$ 170, levando o analista a prever que seria um preço similar, a julgar pela agressividade da estratégia de negócios da Amazon (como acontece atualmente com o Fire). Uma data de lançamento mais concreta ainda não teria sido confirmada, mas, se o aparelho chegar em 2012 mesmo, não deverá demorar muito para sabermos mais detalhes.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário