Um artigo publicado por Gilad Avidan, colunista do site smorepages.com, levanta essa possibilidade com argumentos válidos sobre o futuro do projeto. De acordo com Gilad, antes o Facebook se preocupava em expandir o seu número de usuários. Agora, o objetivo é ter usuários cada vez mais engajados.
Um navegador do Facebook seria o início de um longo caminho para resolver o problema da divulgação de informações sobre as atualizações da rede aos usuários.
Além disso, segundo o colunista, ajudaria a solidificar a posição da rede social em uma “janela” de interação com o mundo. Com o navegador, os usuários estariam sempre conectados ao conteúdo publicado pelos seus amigos, tal como o Google+ faz no GMail. Outra vantagem é a possibilidade de ter a janela de bate-papo sempre disponível, e não apenas ao acessar a rede social.
Criatividade na Timeline do Facebook. (Foto: Mashable)
Para o Google, no entanto, esses rumores soam como um verdadeiro pesadelo online. Gilad acredita que, de todas as grandes empresas de tecnologia, o site de Mark Zuckerberg é o que mais tem chances de lançar um navegador de sucesso, ainda mais com tecnologias como o WebKit, que torna o processo de desenvolvimento muito mais prático.Segundo o colunista, o Facebook poderia driblar o fator de monetização, principalmente nos mecanismos de pesquisa, utilizando um motor de busca integrado à sua própria rede. Os membros do serviço poderiam fazer as suas buscas pela própria rede de dados do site, dispensando a busca do Google.
Se o projeto vingar e no primeiro ano o navegador do Facebook contar com 10% do mercado global, já seriam, pelo menos, 75 milhões de usuários ao redor do planeta utilizando o campo de buscas do site.
(Fonte - TechTudo)
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