terça-feira, 4 de outubro de 2011

Empresa brasileira cria software que deixa qualquer superfície sensível ao toque

Antes de telas sensíveis ao toque dominarem o mercado de tecnologia, o mais próximo que chegávamos delas era pela imaginação. Quem aí esqueceu do mundo high-tech de Minority Report, filme de ficção-científica de 2002, em que Tom Cruise faz um investigador que interage não com telas, mas com superfícies sensíveis ao toque? Uma empresa brasileira, a ICE Interactive, criou um software que promete transformar qualquer superfície plana em uma tela touch.
Minority Report (Foto: Reprodução) 
Interface de Minority Report pode se torna realidade
com software brasileiro (Foto: Reprodução)
O software permite identificar numa imagem de vídeo movimentos do usuário e os traduz em comandos. O equipamento necessário para usar a solução da ICE é uma webcam convencional, um projetor e uma superfície de vidro ou acrílico.
O grande barato da tecnologia está em reduzir custos. Existem soluções semelhantes mundo afora, como o Kinect da Microsoft ou mesmo o dominante touchscreen. O produto da ICE, no entanto, dispensa o uso de sensores caros, uma vez que “lê” os movimentos do usuário através da captação da webcam.
A tecnologia tem sido desenvolvida no Brasil desde 2009 e será lançada neste mês. A ideia é disponibilizá-la no mercado de telas interativas, que pode ir de museus, escolas, bibliotecas, bares, bancos. Não há limites para o uso da nova forma de interação. A empresa ainda não tem expectativa de lucros para o primeiro ano de comercialização.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário