O CEO da ARM, Warren East, disse no final do ano passado que sua empresa desbancaria o domínio da Intel no segmento de servidores em 2014. (Foto: Divulgação)
A Intel, que detém mais de 80% do mercado global de chips e 90% dos mais de US$ 9 bilhões que o mercado de servidores produz, tem sido agressiva na tentativa de entrar no mercado de chips para dispositivos móveis. Segmento esse onde a ARM é a empresa dominante. Ao mesmo tempo, os executivos da ARM já declararam seus planos para progredirem no mercado de PCs e servidores de baixo consumo de energia.Três empresas licenciadas pela ARM - Calxeda, Marvell Technologies e NVIDA - já anunciaram que estão desenvolvendo chips para data centers. A Calxeda tem um evento para apresentação de novos produtos marcado para o próximo dia 1º de novembro, embora não tenha se pronunciado sobre o que exatamente vão apresentar. Um porta-voz da empresa não quis comentar as notícias relacionadas à HP.
Em março deste ano, a Calxeda disse que seus chips ARM para servidores, baseados em um quad-core Cortex A9, chegariam ao mercado no final deste ano. A empresa acrescentou que sua opção permitiria a criação de servidores de até 120 módulos ARM quad-core, com um consumo médio de energia de aproximadamente 5W cada.
Para completar, o CEO da ARM, Warren East, disse no final do ano passado que sua empresa desbancaria o domínio da Intel no segmento de servidores em 2014, e essa ideia vem sendo ecoada pelo vice-presidente da empresa, Michael Inglis. Os executivos da ARM argumentam que as empresas que possuem grandes data centers vão buscar soluções que sejam mais eficientes no consumo de energia, e o modelo Cortex A15 apresentado em 2010 possui essa característica, além de uma maior capacidade de memória e suporte a virtualização.
Enquanto isso, a Intel continua com um forte crescimento na área de servidores. Em 18 de outubro, eles apresentaram a receita do terceiro trimestre, que mostra que a empresa alcançou um lucro de US$ 2,5 bilhões ou 15% de aumento em relação ao mesmo período de 2010. Detalhe: a HP é a sua principal cliente no mercado de servidores.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário