quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Novo sistema da BlackBerry, BBX, mal nasceu e já ganhou uma ameça de processo

Está virando moda no mercado de celulares. Apple e Samsung bombardeiam-se mutuamente em ações legais por violação de patentes e direitos autorais. O Nexus, smartphone do Google, não pode desembarcar no Brasil – ao menos com esse nome, que aqui pertence a uma empresa de telefonia. Agora é a vez da RIM ganhar uma sonora ameaça de processo na justiça por conta do nome do novo sistema operacional do BlackBerry: o BBX.
BBX (Foto: Reprodução) 
BBX (Foto: Reprodução)
O imbróglio nasceu porque uma empresa de software do estado do Novo México, a Basis International, alega que já detem os direitos de uso do nome BBX para os softwares. A Basis usa o nome BBX desde 1985 para um conjunto de linguagens e ferramentas destinadas à confecção de softwares para diversos sistemas. A RIM, além do sistema operacional, lançou o BBX SDK, uma ferramenta para o desenvolvimento de apps para o sistema dos smartphones BlackBerry, e que também irritou profundamente o pessoal da Basis.
Como o produto da Basis é destinado a criação de aplicações e o SDK da RIM também, a empresa alega que isso pode gerar confusão no mercado, afinal, são nomes iguais. A RIM manifestou-se pela Reuters, dizendo que não acredita nisso porque ambas as empresas competem em mercados distintos.

Até aqui o caso não ganhou os tribunais e um acordo não foi descartado. Pode acontecer algo semelhante ao acerto que a Apple fez com a Cisco, que lhe garantiu o direito de usar o nome iPhone. A RIM atravessa um tempo negro, com vertiginoso encolhimento de mercado, queda nas vendas e perdas de faturamento. De quebra, errou no nome do sistema.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário