terça-feira, 6 de dezembro de 2011

iOS, Android, BlackBerry e Windows, juntos, oferecem 1 milhão de apps para celulares

A Mobilewalla, empresa de análise e estatísticas sobre o mercado mobile, fez uma contagem do número de aplicativos oferecidos pelas principais plataformas móveis. Os resultados mostram que o mercado está prestes a alcançar a marca de 1 milhão de aplicativos oferecidos.
iOS vs Android (Foto: Allan Melo/TechTudo) 
iOS vs Android (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Segundo a contagem, os aplicativos disponíveis para download nos sistemas iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone 7, combinados, registram a marca de 991.524 apps. A pesquisa não inclui os aplicativos para o sistema Symbian, para as versões mais antigas do Windows Mobile, os aplicativos da Palm e do WebOS, e os aplicativos não-oficiais, oferecidos em lojas alternativas e sites independentes. Independentemente disso, a pesquisa mostra o quão grande é o mercado de aplicativos, e o quanto esse mercado cresceu em poucos anos.
O mercado de aplicativos começou "pra valer" com a chegada da App Store, da Apple, em 2008, e de lá pra cá muita coisa mudou, com os demais fabricantes incentivando desenvolvedores ao redor do mundo a criarem apps para suas lojas. Além disso, os sistemas Android e iOS juntos já superaram a marca de 1 milhão de aplicativos, porém uma boa parte desses programas foram removidos das suas respectivas lojas ao longo do tempo.
Ainda segundo a pesquisa da Mobilewalla, a Apple continua a liderar o segmento, com 59,6% do volume total (591.428 aplicativos). O Android fica na segunda posição, com 32,3% (321.020 aplicativos), seguida pela BlackBerry, com apenas 4,4% (43.544 aplicativos), enquanto o Windows Phone, com pouco mais de um ano de vida, já conta com 3,5% (35.248 aplicativos).

A pesquisa também revela que a Apple recebe cerca de mil novos aplicativos por dia, enquanto que o Android Market recebe 1.400 apps/dia.
Outro fato é que o mercado de aplicativos duplicou nos últimos 12 meses, e que as categorias que mais recebem aplicativos são entretenimento (16,68%), jogos (13,36%), estilo de vida (8,02%) e utilitários (7,13%).
Além disso, o mercado de aplicativos pode render muito dinheiro para as empresas que conseguirem se destacar. A Gartner afirma que os aplicativos móveis podem gerar uma receita total de US$ 15 bilhões de dólares em 2011. Já a Juniper Research acredita que os lucros podem alcançar a marca de US$ 32 bilhões até 2015.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário