quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

500 quatrilhões de arquivos de computador foram criados em 2011

Mais um ano está chegando ao fim. Em meio a retrospectivas, reportagens especiais e afins, os veículos de imprensa vão trazendo à tona as tradicionais pautas para essa época do ano. O pessoal do Technology Review fez compilação dos dados referentes ao ano. Eles descobriram que nada menos do que 500 quatrilhões de arquivos de computador foram criados no período.
Spacecraft VF-I, da Thermaltake. (Foto: Divulgação)Spacecraft VF-I, da Thermaltake. (Foto: Divulgação)
Ou melhor: criados ou copiados, no bom e velho CTRL C seguido de CTRL V. A mensuração para dados de computador obviamente se baseia em estatística e faz uma projeção a partir de análises feitas pelos pesquisadores – afinal, não tem como acompanhar a criação de cada arquivo já feito em um PC neste planeta.
Em termos de universo digital, também foi impressionante a quantidade de informações eletrônicas que circularam por aí ao longo do ano. Pelos cálculos apresentados, nada menos que 18 zettabytes foram criados ou copiados no período. Giga? Tera? Nada disso, o número está na casa dos zettabytes. Para você ter uma ideia, cada zettabyte equivale a 10^21 bytes. Para entender melhor: dá 1,07 bilhão de terabytes ou ainda 1,09 trilhão de gigabytes.
Os editores do site ainda apontam a importância da IBM, criadora do disco rígido mais poderoso existente nos dias de hoje. A Big Blue inventou um dispositivo com poder de armazenar 120 petabytes. Como cada petabyte equivale a 1 milhão de gigabytes, novamente você tem noção da imensidão de arquivos que cabem no HD. 24 bilhões de arquivos MP3 com 4 MB cada, para ser mais exato.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário