Kindle Fire (Foto: Divulgação)
Se as previsões se confirmarem, esta será a primeira vez desde o lançamento que o tablet da Apple ficará com índices de presença no mercado abaixo dos 60%. Na última avaliação feita pelo IDC, no final do terceiro trimestre, o iPad possuía 61.5% do mercado mundial de tablets, e esse valor pode cair para até 59% ao final do quarto trimestre.A queda pode ser pequena, mas é um sinal de que mesmo com todos os problemas, críticas e limitações, um tablet como o Kindle Fire cumpre com sua principal missão: atrair o consumidor pela credibilidade pregressa do e-reader Kindle, e pelo baixo preço oferecido (US$ 199).
Samsung e Asus chegaram a ter menos espaço que HP
Ainda de acordo com os dados divulgados pela IDC, a HP chegou a ocupar o segundo lugar no mercado de tablets. Mesmo com uma participação curta no segmento (pois retirou os seus produtos do mercado no segundo semestre), a empresa conquistou 5% do mercado mundial de tablets. Agora, a vice-liderança pertence à Amazon, que em tempo recorde conquistou 40% de participação no mercado global de tablets.
Os números divulgados pela própria Amazon explicam o sucesso do Kindle Fire. Na quinta-feira (15) a gigante de vendas online anunciou que o tablet é o produto mais vendido de todos os tempos da sua loja, com mais de um milhão de unidades vendidas nas últimas três semanas. Completam a lista da IDC a Samsung, que ficou em terceiro lugar, com 5.6% de participação de mercado; seguida pela Barnes & Noble, com 4.5%; e pela Asus, com 4%.
Tom Mainelli, diretor de pesquisas ligadas à mobilidade e dispositivos conectados da IDC, afirma que os produtos da Amazon e da Barnes & Noble estão movimentando o mercado de tablets, e o sucesso desses produtos mostra que o consumidor ainda busca alternativas de produtos além do iPad. Porém, o diretor diz que a Apple ainda pode ampliar sua participação no mercado, uma vez que seu tablet estará mais presente no setor corporativo e educacional a partir do primeiro trimestre de 2012.
Jennifer Song, analista do IDC, por outro lado, acredita que a empresa de Cupertino precisa começar a pensar nas futuras versões do iPad, além de estudar uma forma de expandir a sua presença no mercado asiático, ajudando a manter sua liderança global. Enquanto isso não acontece, o iPad vai continuar a perder espaço para os tablets Android a curto prazo. "Uma experiência de usuário melhor, preços mais competitivos, e um cenário global onde as pessoas estão preocupadas em economizar, podem ajudar o Android na expansão de sua quota de mercado”, concluiu Jennifer.
(Fonte - TechTudo)
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