quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HP pode triplicar o valor de sua área de PCs, se mantiver vendas de tablets

As vendas do tablet TouchPad podem fazer com que a HP dobre ou até triplique o valor de sua divisão de PCs, antes da realização de um possível spin off (separação da área em uma empresa independente). Esta foi a conclusão de um relatório emitido pela empresa de pesquisas Canalys e divulgado pela agência de notícias Reuters, no qual analistas aconselham a fabricante a repensar sua decisão de interromper a comercialização desses equipamentos.

Em agosto deste ano, a HP anunciou que, por conta de uma nova estratégia de negócios, estava analisando diversas alternativas para sua área de PCs, inclusive o spin off. Também nessa ocasião, a empresa anunciou sua saída do mercado de smartphones e de tablets, no qual atuava com apenas um produto: o TouchPad.

Depois do anúncio, a fabricante baixou o preço do tablet TouchPad, de US$ 499 para US$ 99, nos Estados Unidos. A queima de estoque do produto - que, até então, tinha apresentado uma performance tímida de vendas - gerou um aumento explosivo de demanda por parte dos consumidores.

No relatório, a Canalys diz que o TouchPad não tinha vendido bem, nos primeiros meses de lançamento, exatamente por conta de seu preço ser muito alto. "Isso levou a HP a chegar a uma conclusão precipitada de que o produto tinha falhado", aponta o documento.

Por outro lado, a consultoria informa que, com o preço reduzido, o TouchPad se transformou no equipamento mais desejado nos Estados Unidos em 2011. "Talvez, nenhum outro fornecedor de tecnologia, com exceção da Apple, já criou esse tipo de demanda por um produto", complementa.

A Canalys acredita que, apoiada pelos preços agressivos do TouchPad, a HP pode fechar este ano com 10% das vendas mundiais de tablets. O que poderia dobrar ou, quem sabe, até triplicar o valor da unidade de PCs da companhia, estimada entre US$ 8 milhões a US$ 10 milhões.
(Fonte - Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário