sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Twitter analisa padrões de humor global

Uma análise dos padrões de humor de mais de meio bilhão de tweets escritos ao redor do planeta produziu um gráfico que mostra como os níveis de humor ascendem e caem em conjunto durante a semana.
Como anda o humor global segundo o Twitter. (Foto: Divulgação) 
Como anda o humor global segundo o Twitter. (Foto: Divulgação)
Os detalhes da pesquisa mostram comportamentos intuitivos dos tuiteiros: de manhã, os usuários revelam ter sentimentos mais positivos, que tendem a cair ao longo do dia por causa das atividades profissionais, e voltam a aumentar no final do dia. A pesquisa também mostra que a negatividade acumulada durante a semana de trabalho tende a ser dissipada na tarde da sexta-feira.
Porém, esse é um tipo de estudo que pode ser de difícil medição. Segundo Scott Golder, da Cornell University, que é o co-autor da pesquisa publicada no dia 29 de setembro na revista Science, alguns setores - como profissionais que trabalham em laboratórios - apresentaram resultados inconclusivos no humor de seus twitteiros.

Outro aspecto a ser ressaltado é que muitos estudos que envolvem a análise do humor (ou como o estado de humor afeta de forma positiva ou negativa) podem ter seus resultados alterados a cada minuto - ou a cada dia -, o que pode tornar os resultados inconsistentes, para não dizer enganosos. Além disso, os indivíduos pesquisados tendem a ser estudantes universitários, que nem sempre representam o comportamento da maioria dos usuários.
Por outro lado, os usuários do Twitter também não representam a maioria das pessoas, mas dentro de uma comunidade de usuários de redes sociais, seus dados podem ser cruzados e correlacionados com pesquisas computacionais e de comportamento nas redes sociais.
"Serviços como o Twitter e o Facebook, transações no eBay e Amazon, navegação na inernet, uso de smartphones e outras atividades tecnológicas fazem parte da vida cotidiana, e para um cientista social ter acesso a esses registros é uma oportunidade nova e fantástica para novos estudos e soluções", ressaltou Golder.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário