quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Facebook dobra sua receita em 2011

A empresa de pesquisa de mercado digital eMarketer acaba de divulgar a receita anual do Facebook. Segundo a companhia, a rede social arrecadou 4.27 bilhões neste ano, contra US$ 2 bilhões no ano passado.

De acordo com a eMarketer, o Facebook teve um aumento de 104% na receita de publicidade em relação ao ano passado. O site de Mark Zuckerberg está prestes a faturar US$ 3.8 bilhões em publicidade mundial - US$ 1.94 bilhão a mais se comparado a 2010. Apesar do crescimento, analistas acreditam que a receita de publicidade pode cair, uma vez que a rede social continua diversificando seu modelo de negócio.

Em 2009, por exemplo, a publicidade do site representava 95% da receita total. Já este ano, a porcentagem caiu para 89%. "Este leve declínio não pode ser visto como um sinal de que os negócios do Facebook estão perdendo força", comentou Debra Aho Williamson, principal analista da eMarketer.

O Facebook Credits, por sua vez, é um produto que está se tornando cada vez mais relevante para a plataforma. De acordo com a analista, a moeda virtual para jogos deve faturar US$ 470 milhões este ano, o que representa 11% da receita total. O dinheiro virtual se tornou parte fundamental do faturamento do Facebook, onde grandes empresas como a Zynga foram construídas. Em todas as transações realizadas em aplicativos de jogos, a rede social leva 30% do faturamento.

A analista também acredita que, ao acumular grandes quantidades de "Curtir" na rede, algumas marcas sentem que podem continuar se vendendo para os usuários diretamente pelas suas Fan Pages em vez de comprar publicidade. "O Facebook deve trabalhar para melhorar sua taxa de cliques ou deverá mostrar aos anunciantes que a publicidade no site é efetiva mesmo sem cliques ou outras ações", concluiu.

Para chegar aos números, a eMarketer analisou o preço dos anúncios, impressões e estimativas de receita e entrevistou executivos da indústria que "forneceu perspectivas sobre os negócios da rede social". O Facebook é uma empresa privada e não divulga dados financeiros. No entanto, é esperado que a empresa realize um IPO no próximo ano. As avaliações estão em torno de US$ 100 bilhões.
(Fonte - Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário