quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BuscaPé faz investimentos de R$ 1,2 milhão em 4 startups brasileiras

O site de comparação de preços BuscaPé divulgou um investimento de R$ 1,2 milhão em quatro startups (empresas iniciantes) brasileiras que atuam nas áreas de comércio virtual: Urbanizo, Meu Carrinho, HotMart e Anuncie Lá. Cada companhia recebeu R$ 300 mil e, em contrapartida, o grupo investidor passou a deter 30% do controle dessas organizações.

Para escolher as empresas, o BuscaPé realizou uma promoção, intitulada “Sua Ideia Vale 1 Milhão”. O objetivo era que empresas que atuam nas áreas de mobile commerce e de social commerce (comércio por meio de dispositivos móveis e redes sociais) inscrevessem seus projetos, sendo que os melhores receberiam um aporte de capital de R$ 300 mil.

Ao todo, foram enviados mais de 800 projetos, que envolveram 2,5 mil empreendedores. E a empresa informa que pretende repetir o mesmo programa em 2012.

Em uma entrevista realizada em abril, o vice-presidente de fusões e aquisições da empresa, Ayrton Aguiar, admitiu que o BuscaPé tem centenas de milhões de dólares para investir em startups ligadas ao e-commerce. E, segundo ele, a promoção “Sua Ideia Vale 1 Milhão” foi apenas um dos canais para disponibilizar esses recursos.

Nos últimos anos, o Buscapé já realizou investimentos em uma dezena de startups. Entre as companhias que receberam o aporte estão a Pagamento Digital, a Fcontrol e a SaveMe.

Veja detalhes dos projetos vencedores do “Sua Ideia Vale 1 Milhão”:

Urbanizo – criou um sistema online de precificação do metro quadrado, com o intuito de facilitar o processo de venda e compra de imóveis. O aplicativo, ainda em fase de testes, deve funcionar como um consultor imobiliário.

Suas receitas serão geradas a partir da publicidade resultante da interação do usuário no site, além da venda de versões mais sofisticadas da solução para imobiliárias e investidores.

Meu Carrinho – trata-se de um aplicativo para celular, que roda também na internet, voltado a mostrar ao consumidor qual o supermercado que oferece o melhor preço para sua lista de compras. A solução disponibiliza um código de barras para a realização de pesquisa de preço.

A solução disponível inicialmente para Android – mas que em breve deve rodar no iPad –já tem uma base de 70 mil código de barras de produtos cadastrados, a qual é alimentada pela leitura diária de 40 mil preços de supermercados na internet.

O modelo de remuneração do projeto está baseado na publicidade gerada pelos cliques em anúncios e na venda de posições de destaque na busca online por produtos.

HotMart – a empresa desenvolveu uma plataforma que oferece toda a infraestrutura necessária para operação e distribuição de conteúdo digital. A empresa oferece armazenamento seguro, controle de acesso, processamento de pagamento, páginas de venda e a entrega automática do conteúdo para o comprador final.

As receitas da empresa, que já está em operação, são provenientes das tarifas cobradas por transação. Há ainda a possibilidade de assinaturas Premium, com serviços diferenciados para os usuários.

Anuncie Lá – funciona como um mercado virtual nas redes sociais. A ideia é conectar vendedores e compradores nesses ambientes, sem a necessidade de intermediação de terceiros, nem a cobrança de comissões.

A primeira versão do serviço está no ar e sua monetização virá da venda dos anúncios dos vendedores e da criação de plataformas para os interessados em realizar vendas profissionais e regulares.
(Fonte - Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário