Nesta quarta-feira (17/8) começou o Festival YouPix, evento que vai acontecer de 17 a 19 de agosto e trará três palcos com palestras, discussões e atividades relacionadas a temas da era digital.
Uma das primeiras discussões do evento abordou a "orkutização", um tema que gerou bastante controvérsia entre o público e os debatedores Suzana Fukushima (Cientista da Informação e Projetista da rede AcessaSP), Nicolas Vargas (creative producer na @colmeia e editor do Brainstorm#9), George Macedo (Publicitário, blogueiro, curador do "O Melhor do Twitter" e Pobregr.am) e Bruno Antunes (Estudante de Ciência da Computação, redator do blog QueNerd e administrador da página "Não à Orkutização" no Facebook).
Enquanto alguns defenderam que o termo "orkutização" é pejorativo e preconceituoso, outros disseram que a "orkutização" foi apenas um nome criado para determinar certos comportamentos online, ou o momento em que usuários do Orkut começaram a acessar outras redes.
Alguns acreditam que exista um preconceito das classes elitistas em relação a essa migração, pois os usuários do Orkut seriam pessoas de nível social e educacional mais baixo. Assim, o uso do termo "orkutização" mostra que a popularização das redes sociais, usadas majoritariamente pelas classes A e B no país, não é bem vista.
No entanto, outras pessoas defenderam que a "orkutização" tem a ver com alguns comportamentos mal educados nas redes sociais provenientes de pessoas menos favorecidas. "Se estou em um ônibus e um funkeiro coloca um funk bem alto, isso não está certo. Da mesma forma como deve haver educação no transporte público, que nós compartilhamos com outras pessoas, deve haver educação nas redes sociais. As regras de bom comportamento devem valer para a vida off e online", opinou uma garota da plateia, que não se identificou.
A discussão foi interrompida sem que houvesse uma conclusão sólida, mas serviu para que o debate ultrapassasse as paredes do auditório. Por isso, perguntamos: o que você acha do termo "Orkutização"? Você costuma usá-lo? O que ele significa para você? Dê sua opinião nos comentários abaixo. E, para acompanhar o festival ao vivo, clique aqui.
(Fonte - Olhar Digital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário