Fino como o MacBook Air, rápido como um desktop potente, portátil como um netbook. Assim podemos resumir o Samsung 900X3A (9 Series), novo modelo que a empresa disponibiliza no mercado. Ele é equipado com um processador Intel Core i5 (Sandy Bridge) e disco SSD, o que faz com que esse pequenininho seja bastante esperto na execução de suas funções.
Case/Design
A apresentação do produto já nos surpreende. Ele vem dentro de uma caixa, com um acabamento tão perfeito quanto o próprio laptop. O pequeno equipamento, que mede 32,8 x 1,6 x 22,7 cm (LxAxP), pesa apenas 1,35 kg e impressiona tanto pelo minimalismo como pela aparente resistência. Outros laptops similares parecem frágeis, enquanto o Samsung 9 dá a impressão de aguentar trancos mais fortes. Isso porque ele é construído por uma liga de duralumínio, que oferece robustez e, ao mesmo tempo, boa aparência. De acordo com a Samsung, esse material é utilizado na manufatura de objetos militares, e é duas vezes mais forte que o alumínio comum. Nas laterais, o acabamento do material é feito em linhas curvas, transmitindo ainda mais a ideia de leveza. O problema do duralumínio é a quantidade de marcas de dedos que ficam impressas em sua superfície... Mas, para isso, a fabricante oferece um paninho de microfibra que vem "de presente", dentro da caixa.
A tela de 13,3 polegadas e o teclado parecem feitos de uma única peça. Não existem grandes encaixes, parafusos aparentes ou nada que indique alguma conexão, a não ser a da energia. Todas as outras portas (1 USB 3.0, 1 USB 2.0, 1 mini HDMI, 1 cartão Micro SD, 1 adaptador para Ethernet, entrada única para microfone e headphone, e porta Kensington) ficam escondidas por duas "portinhas", uma em cada lateral do equipamento. Assim, o design da lateral não sofre intervenções de "objetos estranhos". Vale destacar, aqui, a presença do USB 3.0, que oferece maior velocidade de transferência de dados. E mais: graças a uma tecnologia chamada "Sleep & Charge", periféricos podem ser carregados pelo USB mesmo com o laptop desligado.
O detalhe da Ethernet também é curioso: o produto vem com um adaptador para que o laptop consiga acessar a rede cabeada. Mesmo que a real intenção desse produto seja se conectar a redes wireless, esta é uma diferença a favor do 9 Series se comparado com o MacBook Air, um de seus principais concorrentes.
Teclado/Tela
A tela de 13,3 polegadas é bem iluminada, com boa resolução (1366 x 768). As cores são bem vibrantes, e isso faz com que fotos e vídeos fiquem bastante atrativos ao serem exibidos nesse display. Por outro lado, a tela não oferece sistema anti-reflexo, o que faz com que a utilização desse equipamento em ambientes muito claros seja um pouco problemática...
Com relação ao ângulo de visão, o produto oferece uma boa abertura. Isso é bom para pessoas que precisam compartilhar as informações da tela com outros mas, por outro lado, é um problema se você gosta de ter privacidade e evitar "pescoçudos" prestando atenção no que você está fazendo.
E até o design do interior do aparelho é bem minimalista. O teclado é bastante confortável, em formato "chiclete", e é retroiluminado no escuro. A retroiluminação é ativada por um sensor, que controla não só o brilho do teclado como também a luminosidade da tela. Se essa função o desagrada, é só desabilitá-la.
Acima da tela há uma webcam de 1,3MP (padrão do mercado) e, na base da tela, estão as luzes de indicação de carga, HD e power (de novo, bem discretas e minimalistas). Uma solução interessante para esse teclado é encontrada nas teclas "Function", já que elas ganham cada vez mais funções (com o perdão do trocadilho). Um botão, o "FN Lock", inverte as funções dessas teclas e aí é mais fácil aumentar/diminuir volume, aumentar/diminuir brilho da tela etc.
No touchpad, não há divisão entre botões e área tátil. Isso dá mais espaço para a movimentação dos dedos sem, no entanto, perder a sensação dos clicks. Ao apertar as extremidades inferiores (direita e esquerda), a superfície abaixa e dá até para "sentir" o estalinho na ponta dos dedos.
Performance
No "coração" desse laptop está o Intel Core i5 (geração Sandy Bridge - 2537M @1.40GHz), e 4 GB de memória RAM DDR3. Mesmo com o clock baixo, esse processador tem um bom desempenho. Duas tecnologias, nativas do processador, ajudam a dar mais velocidade ao pequenininho. Uma delas é chamada Hyperthreading, que te permite executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, sem exigir tanto do processador - consequentemente, te entregando mais velocidade. Outra tecnologia dessa linha de processadores é chamada Turbo Boost, que automaticamente aumenta ou diminui a performance do processador de acordo com a sua necessidade, fazendo com que ele "trabalhe menos" em momentos ociosos (isso também ajuda na economia de energia). Nos testes de benchmark (abaixo), os números são respeitáveis. Se você é do tipo que não vai exigir muito da máquina - utiliza o laptop para navegar na internet e executar tarefas mais simples -, terá um equipamento que entrega até mais do que você precisa. Mas, caso sua intenção seja editar vídeos ou realizar tarefas mais pesadas, e precisa de um notebook ultrafino, talvez o Sony Vaio Z seja uma melhor escolha.
3DMark06
1577 pontos
PCMark Vantage
6821
Índice de Experiência do Windows
Processador - 5,2
Memória RAM 5,9
Elementos gráficos - 4,6
Gráficos de jogos - 5,8
Disco rígido primário - 7,4
Total: 4,6
Outro detalhe interessante é a velocidade de boot da máquina: 17 segundos. Essa característica é garantida graças ao SSD, que substitui o HD tradicional. A capacidade dos SSDs disponíveis no mercado ainda não é tão grande, por isso, é bom ficar esperto com os arquivos armazenados e fazer uma limpeza de tempo em tempo.
HDTune Pro 4.61 (velocidade do SSD)
SSD Samsung MZMPA128HMFU, 128GB mSATA
Velocidade de transferência mínima: 109.2 MB/s
Velocidade de transferência máxima: 237.3 MB/s
Velocidade média: 219.8 MB/s
Tempo de acesso: 0.152 ms
"Burst" Rate: 71.5 MB/s
Uso da CPU: 1,8%
A placa gráfica integrada (Intel HD Graphics 3000) também oferece um bom desempenho, permitindo visualização de fotos e vídeos em HD sem dificuldades. Como é praxe em laptops tão finos, o equipamento não tem um drive de DVD. Portanto, prepare-se para carregar um pen drive a todo momento para transferência de vídeos e música da internet. Já a bateria de 6 células, em uso constante, durou 3h 25 minutos (software Battery Eater).
Conclusão
Dificilmente, o design do aparelho desagradará alguém. O produto realmente é muito bonito, transmitindo uma ideia de leveza e resistência. O duralumínio também parece ser uma ótima solução para o acabamento, apesar das constantes marcas de dedo (mas o que dizer do black piano então?). Mais forte que o alumínio, ele oferece uma maior resistência ao produto. De qualquer forma, não exagere: não queira levar o seu ultrafino para a guerra!
A performance é outro ponto a ser destacado. Um ultrafino dificilmente será utilizado para tarefas mais pesadas - para isso existem os desktops e laptops mais poderosos. Tendo isso em vista, o Samsung 9 Series é mais que suficiente para o seu dia a dia - além de ser super portátil e leve. A tela é excelente (em ambientes com luz controlada) e a adição do USB 3.0 também foi uma boa sacada da empresa. O teclado é bastante confortável e as soluções encontradas para facilitar o acesso às funções das teclas "F" também agrada.
Uma vantagem - que também é uma desvantagem - é o SSD. Ele entrega mais velocidade, mas limita o armazenamento de informações. Para quem adora carregar músicas e filmes, ele pode representar um problema para o usuário.
É claro, o preço também não poderia ser uma pechincha. Uma máquina dessas custa R$ 4.999,00. Mas se você está a fim de um ultrabook potente, precisará tirar o escorpião do bolso! A concorrência também cobra caro por modelos similares.
Especificações técnicas:
Processador: Intel Core i5 2537M 1.4 GHz
Memória: 4096 MB, PC3-10600 1333MHz 2x2048MB
Placa gráfica: Intel HD Graphics 3000, 8.15.10.2266
Tela: 13.3 polegadas 16:9, 1366x768 pixel, Samsung LTN154P1-L03, WXGA SuperBright Plus
SSD: Samsung MZMPA128HMFU, 128GB mSATA
Conexões: 1 USB 2.0, 1 USB 3.0, 1 HDMI, 1 trava Kensington, combo headphone/microfone, leitor de cartões micr SD, mini HDMO
Tamanho (altura x largura x profundidade): 16.3 x 328.5 x 227 mm
Peso: 1.356 kg Adaptador de energia: 0.25 kg
Bateria: 46 Wh Lithium, 7.4V 6.300mAh 6 células
Preço: R$ 4.999,00
Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Professional 64 Bit
Adicionais: Webcam: 1,3 MPixel SVGA, Microsoft Office 2010 Starter, Samsung tools, Recovery Solution, Support Center, 24 meses de garantia.
(Fonte - Olhar Digital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário