Um estudo divulgado pela empresas de pesquisas DisplaySearch aponta que, no segundo trimestre deste ano, a Apple foi a empresa que mais vendeu computadores móveis (notebooks, netbooks e tablets) no mercado mundial. Com a comercialização de 13,6 milhões de equipamentos no período, a fabricante ultrapassou a, até então líder, HP, que atingiu cerca de 9,7 milhões de unidades comercializadas.
O grande responsável pelo avanço de 136% nas vendas de computadores móveis da Apple, na comparação ano a ano, foi o iPad. A DisplaySearch estima que, do total de equipamentos vendidos no trimestre pela companhia, cerca de 80% foram tablets (10,7 milhões de unidades).
Os tablets, por sinal, aparecem como os grandes responsáveis pelo crescimento do mercado de PCs, com a venda de 16,4 milhões de unidades nos últimos três meses. O número representa um avanço de 70% em relação ao primeiro trimestre de 2011 e de 400% sobre os mesmos meses de 2010.
As vendas de notebooks, por outro lado, apresentaram uma retração de 2% na comparação com o trimestre anterior e um aumento de 2% em relação ao segundo trimestre de 2010. Ao todo, foram comercializados 48 milhões de unidades nos últimos três meses.
No relatório sobre a comercialização de computadores móveis no segundo trimestre de 2011, Richard Shim, analista sênior da DisplaySearch, aponta que um dos fatores que contribuiu para esse fraco desempenho do mercado de notebooks foi o aumento das vendas de tablets, o que acabou canibalizando uma fatia do setor.
Vendas mundiais de computadores móveis no 2º trimestre de 2011:
(Fonte - Olhar Digital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário