quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Android é alvo de campanha liderada por Microsoft e Apple, acusa VP do Google

No blog oficial do Google, o vice-presidente senior e responsável por questões legais da companhia, David Drummond, disse que o Android tem sido vítima de uma hostil campanha organizada pela Microsoft, Oracle, Apple e outras companhias. Segundo ele, essas empresas têm usado as acusações de quebra de patentes contra o sistema operacional (Android) como forma de tentar prejudicar o desempenho da plataforma.

“Eu tenho trabalhado no setor de tecnologia há mais de duas décadas. Microsoft e Apple sempre estiveram na garganta uma da outra, então, quando elas vão para a cama juntas, deve-se perguntar o que está acontecendo”, afirmou Drummond, ao questionar os motivos que levaram as empresas a se juntar em iniciativas como a compra de patentes da Nortel e da Novell.

Segundo o executivo, o fato de já existirem mais de 550 mil equipamentos Android ativos tem incomodado as concorrentes e motivado essa ação conjunta entre elas. Ele lembra que isso justifica os diversos processos movidos por essas empresas, entre eles, um em que a Microsoft quer cobrar US$ 15 por cada equipamento produzido com o sistema operacional do Google.

“Patentes foram criadas para encorajar a inovação, mas ultimamente têm sido usadas como uma arma para interrompê-la”, destacou. Ele cita ainda que um smartphone envolve pelo menos 250 mil patentes tecnológicas bastante questionáveis e os concorrentes estão tentando usar essa falta de clareza para tentar tornar os equipamentos com Android mais caros para os clientes. “Em vez da competição ser baseada em novas funcionalidades ou dispositivos, eles estão lutando através da justiça”, acrescenta.

Por fim, Drummond afirmou que o Google está empenhado em resolver essa questão e evitar que a briga de patentes impacte no preço dos equipamentos Android ou em menos opções de aparelhos para os usuários.

(Fonte - Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário