Problemas nas linhas de montagem trazem
crise no mercado de HDs (Foto: Reprodução)
A computação em nuvem tem uma demanda crescente, servidores ao redor do mundo necessitam cada vez mais espaço para armazenar dados dos usuários que não param de produzir conteúdo, postar imagens, vídeos etc. Sem novos HDs, os data centers não poderão dar suporte e armazenar os dados dos usuários, o que pode significar um blecaute na internet.crise no mercado de HDs (Foto: Reprodução)
Além disso, outro reflexo imediato da falta de HDs no mercado, que tende a aumentar, tendo em vista que não há previsão para que as indústrias voltem a operar, foram os preços violentamente aumentados. Fabricantes como Acer e Toshiba estão pressionando outras indústrias, como de memórias e chips gráficos, para baixar os preços e compensar o aumento de custo dos HDs.
Grandes companhias, como Apple, Google, Facebook, Amazon e tantas outras dependem de enormes data centers que trabalham numa margem muito pequena de espaço para armazenamento. E é preciso levar em conta que, cada dia mais pessoas passam a acessar a internet, e mais usuários significa um maior volume de dados.
Estimativas apontam que a produção de HDs deve cair em até 50 milhões de unidades pelos próximos seis meses. Estima-se também que, caso a indústria não volte a trabalhar tão cedo, todo o estoque mundial de discos rígidos será absorvido pelo consumo já nos primeiros três meses de 2012. Caso a previsão pessimista se confirme, muito além de ninguém poder comprar HDs – tendo como opção apenas os SSD – o grande problema está no gargalo que impedirá data centers de expandir sua capacidade e você de armazenar dados na internet e até mesmo de navegar, dependendo da gravidade da situação.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário