quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Em testes, Safari do iOS 5 se sai melhor que o navegador do Android 4

Uma empresa de desenvolvimento de frameworks em HTML5 resolveu colocar frente a frente os navegadores web das mais recentes atualizações dos sistemas iOS e Android, com o objetivo de definir qual é o melhor browser do mercado. Várias ferramentas foram utilizadas em testes que avaliaram performance, funcionalidades e recursos do Safari presente no iOS 5, e do navegador nativo do Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
Android-browser-iOS-browser 
Teste dos navegadores do Android e iOS (Reprodução/TechCrunch)
Para os testes, a empresa utilizou quatro itens de avaliação: precisão de renderização, desempenho de renderização, suporte aos recursos HTML5/CSS3 e desempenho Javascript.
Começando pela renderização, os dois navegadores tiveram desempenho excelente, atingindo uma pontuação perfeita no teste padrão Acid3, com pequenos problemas de renderização em ambos, que não influenciaram nas pontuações registradas. A seguir, temos o teste de desempenho de cada navegador. Para esse teste, a foi utilizado o benchmark SunSpider, que eleva o consumo de recursos em Javascript ao extremo, simulando a atividade de tarefas pesadas na web.
Gráfico com os resultados do tesrte de desempenho (Foto: Reprodução) 
Gráfico com os resultados do tesrte de desempenho (Foto: Reprodução/TechCrunch)
No gráfico acima, vemos os resultados desse segundo teste. Observem que a empresa utilizou um iPad 2 no lugar de um iPhone 4S, uma vez que o processador do tablet é mais parecido com o processador do Galaxy Nexus. Já o Kindle Fire e o BlackBerry Playbook foram adicionados a título de comparação. Nesse gráfico, quanto menor a barra, menor é o tempo de resposta, tornando os resultados melhores.
Observe que, com exceção de um resultado exagerado para o Kindle Fire, a média de tempo consumido pelos dispositivos para realizar tarefas mais complexas é basicamente o mesmo. Em alguns casos, podemos ver alguns resultados favoráveis ao Galaxy Nexus, mas ainda assim, com uma diferença de milissegundos, o que torna essa vantagem irrelevante.
O último teste feito (e o mais importante deles) mede as capacidades específicas para o HTML5, que acabou sendo o único teste que apontou um vencedor claro. Os dois navegadores apresentaram um desempenho elevado em HTML5, porém, o iOS 5 levou vantagem sobre o Android em diversos aspectos, como por exemplo no recurso de comunicação bidirecional entre os sites da web e os dispositivos que os acessam. Outro ponto importante em que o software da Apple teve vantagem foi na execução de vários scripts ao mesmo tempo, permitindo que vários aplicativos web trabalhem simultaneamente de forma nativa no dispositivo.
Testes de recursos HTML5, que fez do Safari o vencedor (Foto Reprodução/TechCrunch) (Foto: Reprodução/TechCrunch) 
Testes de recursos HTML5, que fez do Safari o vencedor (Foto Reprodução/TechCrunch) (Foto: Reprodução/TechCrunch)
No final dos testes, apesar de ser considerado o vencedor, o navegador do iOS tem vantagens muito pequenas em relação ao Android, e a maioria dos usuários (os não-desenvolvedores) não vão sequer notar essas diferenças no uso diário. Ou seja, para a maioria, será uma questão de preferência pessoal utilizar um dos dois navegadores. E, para uma escolha individual, os detalhes na experiência de uso são mais importantes do que a performance em si.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário