segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Autoridade italiana multa Apple por enganar consumidores

A Apple tem que pagar 900 mil euros para as autoridades antitruste da Itália depois que a companhia foi acusada de enganar os compradores de seus produtos. Na hora de vender novos produtos, os representantes da empresa no país – bem como a loja virtual – ofereciam a garantia estendida por um valor mais em conta. No entanto, os termos da garantia estendida não eram explicados da maneira correta.
iPhone 3GS (Foto: Allan Melo/TechTudo) 
iPhone 3GS (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Pela lei italiana, a qualquer fabricante é obrigado a fornecer dois anos de garantia para os consumidores (no Brasil a lei obriga a garantia de somente um ano para produtos com nota fiscal – desconsiderando aquilo que se compra em camelô e comércio popular). Quando anunciava os planos AppleCare para estender a garantia, a Apple deixava de informar que o ano "adicional" de garantia na verdade coincidia com o segundo ano de proteção garantido por lei.
Encorajando os consumidores da comprarem o plano estendido de garantia, os funcionários da Apple naquele país infringiram a legislação vigente. Existe a obrigação de informar claramente quais são os direitos do consumidor em termos de garantia e de assistência técnica.
Imagine só, o vendedor vem e te garante um ano a mais da mais reluzente garantia contra danos. No entanto, esse período está garantido pelas autoridades. Claro que a Apple seria multada.

A situação da Apple na Europa começa a ficar desconfortável. Há a disputa com a Samsung devido a infração de patentes e uma investigação sobre a influência da companhia no mercado de livros digitais. Existe a suspeita de que a Apple manipula preços e utiliza sua posição dominante para prejudicar concorrentes.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário