Impressora 3D (Foto: Divulgação)
Segundo relato dos pesquisadores, estes materiais impressos podem ser unidos aos ossos, para então auxiliar no crescimento de novas células. O melhor de tudo, é que a equipe responsável pelo projeto não encontrou qualquer efeito colateral no uso destes materiais.A Professora Susmita Bose, que ajudou no desenvolvimento da pesquisa, disse que o próximo passo é de aumentar a degeneração do material produzido, quando está dentro do corpo. O objetivo é que a prótese sirva como um andaime para que células cresçam e refaçam o osso, para depois este andaime ser eliminado naturalmente.
O possibilidade de unir a peça impressa ao corpo só se tornou realidade quando a equipe de pesquisadores conseguiu fazer o pó cerâmico, base para a impressão tridimensional, duas vezes mais resistente. Esta façanha foi alcançada com a adição de silica e óxido de zinco ao material.
Testes foram realizados com células ósseas imaturas, que começaram a crescer ao redor do osso artificial em questão de semanas. Outros testes, feitos com ratos de laboratório, também apresentaram resultados promissores.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário