Nossa segurança está cada vez mais ameaçada, principalmente quando falamos de dispositivos móveis. No caso do Android, do Google, o cuidado precisa ser redobrado: em menos de 6 meses, o número de aplicativos maliciosos dobrou.
O motivo mais aparente é a existência de lojas de aplicativos de terceiros e alternativas para a loja oficial do SO, a Android Market. Segundo dados da empresa de segurança Lookout, publicados no relatório Malwarenomics: 2012 Mobile Malware Predctions, já foram detectados mais de 1000 apps maliciosos.
Parece pouco, mas, se compararmos com o começo do ano, por exemplo, a diferença é grande. No início de 2011, as possibilidades do usuário clicar em um app malicioso era de 1 em 100. Agora, esse número subiu para 4 em 100.
Outro grande problema é quando o usuário, independentemente da plataforma móvel, clica em links suspeitos. Segundo o mesmo relatório, a probabilidade de um usuário clicar neste tipo de link é de 36%. Para se ter uma ideia, em julho deste ano, o número era de apenas 6%.
A empresa também alerta para o chamado "pickpocketing móvel", no qual usuários são cobrados por apps ou malwares, que fazem o débito sem que o dono do telefone perceba.
Aqui, sempre valem as ressalvas de sempre: cuidado ao baixar apps de terceiros e ao clicar em anúncios dentro desses aplicativos. O bom senso cai bem!
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário