quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apple perde os direitos do termo iPad na China

Em meio a tantas brigas judiciais pela patente de seus produtos, a Apple se envolveu em mais uma disputa legal, dessa vez na China. Um tribunal chinês rejeitou o processo aberto sobre a detenção dos direitos do nome iPad, e pode obrigar a empresa de Cupertino a mudar o nome do produto no país.
iPad (Foto: Divulgação)iPad (Foto: Divulgação)

A ação da Apple na justiça chinesa era contra a empresa Proview Technology, que tem sede na cidade de Shenzhen, famosa por ser um polo de tecnologia, tanto na fabricação e montagem de produtos, como na arte de copiar modelos que ainda nem foram lançados. A acusação da gigante de tecnologia norte-americana era que a Proview estava utilizando o nome iPad de forma indevida.
Porém, o tribunal chinês responsável por analisar o caso barrou a ação de registro da marca iPad na China. O tribunal alegou que a Proview registrou a marca iPad na China e em outros países em 2000, seguindo todas as normas solicitadas pelos órgãos de registros de marcas e patentes dos países onde a marca foi registrada. Em 2006, a Proview vendeu a marca para a empresa IP Application Development pelo valor de US$ 55 mil, que por sua vez, transferiu o documento de registro para a Apple.
O caso complica quando, após uma análise dos termos da negociação, verificou-se que os documentos do acordo feito em 2006 mostram claramente que os direitos da marca iPad na China não constam no acordo feito com a IP Application Development. Logo, na prática, a marca ainda pertence à Proview Technology e, assim, o juizado chinês decidiu contra à ação da Apple.
Com essa decisão, a Proview virou o jogo e foi para o contra-ataque. A empresa agora quer nada menos que US$ 1 bilhão de indenização da Apple por uso indevido da marca, colocando a gigante de tecnologia em uma posição rara e inusitada. Ou cede na causa, e se curva para uma empresa que quase ninguém conhece, ou muda o nome do tablet mais conhecido do mundo em um grande mercado consumidor.
Ou seja, pelo menos na China, o iPad corre sério risco de se chamar qualquer coisa, menos “iPad”.
(Fonte - TechTudo)

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