Londres pode sofrer "apagão" na sua rede de internet (Foto: Reprodução/The Guardian)
As empresas provedoras de internet também estão preocupadas com esse grande volume de acessos e avisam que podem ser forçadas a racionar o uso da web durante alguns períodos do dia, podendo até mesmo interromper completamente o serviço. Apesar de todas as medidas implementadas pelo governo britânico e pelas operadoras, como instalação de pontos de Wi-Fi gratuito em diversos locais da cidade e liberação de novas frequências para sinal de internet, tudo isso pode não ser suficiente para atender o grande volume de pessoas que vão utilizar de forma intensa as redes da cidade.Kathryn Hurt, um executivo londrino, disse ao jornal The Guardian que muitas empresas ainda não estão preparadas para essas e outras dificuldades que os Jogos Olímpicos podem oferecer em termos de prestação de serviços. “Muito se fala sobre os hotspots de internet, mas muito pouco se discute sobre os potenciais problemas de tráfego. O risco maior é que usuários domésticos sejam incapazes de trabalhar de forma eficiente devido ao excesso de pessoas utilizando as redes”, afirma Kathryn.
Uma das sugestões do relatório enviado pelo governo britânico é que os provedores de acesso orientem os usuários a evitarem o consumo de dados pesados nesse período, considerando meios alternativos de comunicação, como chats, comunicadores instantâneos e mensagens nas redes sociais. Streamings de vídeo também podem reduzir a capacidade das redes e devem ser evitados.
Outra sugestão do relatório é que algumas empresas de diferentes segmentos ofereçam aos seus funcionários a possibilidade de trabalhar em casa em turnos alternados, para diminuir a carga de uso da banda larga em alguns setores da cidade. O documento informa que pelo menos 850 mil pessoas, entre atletas, funcionários, membros do comitê organizador, imprensa e expectadores, são esperados para transitar pela cidade durante os dias dos Jogos, e muitos deles utilizarão a internet de forma intensa.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário