Elevador espacial tem expectativa de lançamento para 2050 (Divulgação)
A proposta visa fazer com que os passageiros cheguem a uma estação espacial a 36 mil km acima da Terra. Isso seria possível com a utilização de nanotubos de carbono para construir os cabos, que são 20 vezes mais fortes que o aço.Na estação, serão criados laboratórios e locais de convivência. Os elevadores suportarão até 30 pessoas ao mesmo tempo, para fazer uma viagem a 200 km/h.
Até o momento, os estudiosos acreditam que o melhor meio de fazer a propulsão será utilizando motores magnéticos lineares. De acordo com a tecnologia prevista, somente a viagem terá duração de sete dias e meio.
O funcionamento do elevador se dará provavelmente a partir de um cabo esticado a 96 mil km do solo, equipado com um contra peso. Com objetivo de gerar energia para o chão, instalações de energia solar serão configuradas em torno da estação terminal.
Para a Obayashi, os nanotubos de carbono podem ser produzidos em massa e de forma econômica. Sendo assim, se várias empresas puderem trabalhar juntas, o projeto ficará mais próximo de realmente se tornar realidade.
Apesar da empresa já colocar uma possível data para o lançamento, ela alega que ainda não consegue nem estimar o custo para toda a construção. De qualquer forma, promete fazer progressos contínuos para o projeto não acabar em ficção.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário