Ambos os nomes provocam saudades em muitos geeks que tinham sua iniciação nas artes nerds em meados da década de 1980, e para todos estes esta semana é muito especial: Na segunda-feira passada (24/03) foi o aniversário de 30 anos do lançamento do primeiro modelo de ZX Spectrum.
O aniversariante ZX Spectrum (Foto: Reprodução)
Sem contar os clones como os brasileiros TK-90x e TK-95 (que eu tive), o ZX Spectrum vendeu espantosos (para a época) 5 milhões de unidades ao longo dos 10 anos em que se manteve em produção, e abriu as portas de um título de Cavaleiro do Império Britânico para seu criador, que passou a poder ser chamado de Sir Clive Sinclair.
Trata-se de um modelo bem representativo da informática doméstica daquela época: processador da linha Z-80 de 8 bits, teclado tipo chiclete, linguagem BASIC incorporada, meros 16kB de memória RAM (48kB no modelo luxuoso…), armazenamento principal em fita cassete, e saída de vídeo voltada aos televisores da época, com 32×24 caracteres em modo texto, ou 256×192 pixels em modo gráfico, com 15 cores (na verdade, 7 cores com 2 níveis de brilho cada, mais o preto).
Para colocar em perspectiva com os modelos de hoje, basta dizer que um ícone exibido na tela do meu smartphone não caberia, em sua resolução default, nesta tela de 256×192.
Mas na época, vindo dos modelos em preto-e-branco e com resoluções ainda menores, era um sucesso, e sua popularidade na Europa levou ao lançamento de mais de 23.000 softwares para ele, muitos dos quais chegavam ao Brasil e eram copiados em fitas cassete vendidas em lojas e pelo correio, via anúncios publicados abertamente em revistas de informática, sem qualquer alusão ao direito dos autores – outros tempos.
Homenagens ao aniversariante
A homenagem mais visível aos 30 anos está presente na forma de um gráfico típico do Spectrum (até a resolução de 256×192 e as cores são fieis!) que adornou a página inglesa do Google na segunda-feira passada (23/04). Clicando no gráfico, você era levado a uma pesquisa especial sobre o aniversariante.
Google Doodle comemorativo (Foto: Reprodução)
Usuários de computadores modernos também podem comemorar rodando a
infinidade de emuladores deste computador que existem para quem garimpar
um pouco na net (dica: procure por zx spectrum emulator no seu site de
buscas), e para a turma do iPhone tem uma opção especial: o app Sinclair
ZX Spectrum 100 Greatest Hits, que dá acesso a rever e jogar cópias
licenciadas de 100 dos maiores sucessos da plataforma.O app não é dos mais baratos (encontrei na App Store uruguaia por US$ 8,99), mas o download de todos os jogos, que vem em pacotes de 4 títulos cada, ocorre sem pagamento adicional.
Alguns dos jogos do emulador para iPhone (Foto: Divulgação)
A maioria dos jogos não terá qualquer graça exceto para os saudosistas, mas a nostalgia digital dos anos 80 está em alta, e poder jogar de novo ou mostrar para a nova geração como eram as coisas naquele tempo pode valer a pena para muitos, e nomes como Bruce Lee, Saboteur, Jet Set Willy, Manic Miner, Jack the Nipper e Starquake (o meu preferido!) podem justificar a compra.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário