sexta-feira, 8 de junho de 2012

Testamos o Wii U: console tem boa sensibilidade e traz novas experiências

O Wii U ainda levará, pelo menos, mais seis meses para ser lançado. Mesmo assim, durante a E3 2012, pudemos testar o novo console da Nintendo. Diversos jogos estiveram à disposição dos visitantes, como Batman Arkham City, Wii Fit U, New Super Mario Bros. U e Nintendo Land. Testamos alguns deles para ver como é a jogabilidade, a resposta e a experiência geral com o Nintendo Wii U.
Batman Arkhan City Armored Core no Nintendo Wii U (Foto: Léo Torres / TechTudo) 
Batman Arkhan City Armored Core no Nintendo Wii U (Foto: Léo Torres / TechTudo)
A primeira impressão ao operar o controle do Wii U é de que não é tão estranho quanto parece. Anatomicamente confortável tanto na horizontal quanto na vertical, o controle se encaixa bem e dá acesso rápido aos botões. A tela tem boa resolução, mas nada espetacular. Já a sensibilidade ao toque é muito boa, basta encostar de leve que ela aceita os comandos. Nada de novo nos controles clássicos do Wii além do fato de que, na maior parte dos títulos que vimos, eles são usados no modo deitado. Bom, todos sabemos que aquele formato de bastão não ajuda muito.

Testamos o controle do Wii U de algumas formas diferentes. Em New Super Mario Bros. U, até quatro jogadores podem andar nos clássicos cenários de plataformas em modo cooperativo. Mas a cooperaçãoo maior vem do último jogador. Focado somente na tela do controle, ele deve auxiliar os outros removendo obstáculos, criando blocos para dar apoio aos personagens ou mesmo girando e pondo em movimento os cascos tradicionais. É divertido interferir no jogo dessa maneira e, mais ainda, saber que vai ser fácil ganhar vidas em todas as bandeirinhas - com a ajuda do último jogador fica fácil projetar uma escada até o topo do mastro.
New Super Mario Bros. U (Foto: Léo Torres / TechTudo) 
New Super Mario Bros. U (Foto: Léo Torres / TechTudo)
Já em Batman Arkham City Armored Edition, a tela do controle mostra o mapa do jogo na maior parte do tempo. Para os que já conhecem o batarangue teleguiado da versão do PlayStaion 3, aqui ele fica bem mais preciso com o uso da tela sensível ao toque e a navegação separada. Outra novidade interessante da versão para Wii U é o recurso B.A.T., tecnologia de armadura de batalha. Quando ativado, o recurso cria um campo energético que torna os golpes do homem morcego mais forte e sua defesa mais eficiente.

Mudando a posição do controle, testei Takamaru Ninja Castle, parte de Nintendo Land. Com o simples objetivo de matar ninjas inimigos e evitar seus ataques, o jogador deve arremessar estrelas nos oponentes. O design é bem cartunesco e infantil, ao gosto da Nintendo, lembra títulos para celular como Fruit Ninja. A estrela vai mais rápido e mais longe de acordo com a velocidade com que deslizamos o dedo na tela sensível ao toque. Já a direção é definida pela posição do controle.
Wii Fit U (Foto: Léo Torres / TechTudo) 
Wii Fit U (Foto: Léo Torres / TechTudo)
E para os que gostam de jogos de esporte, o Wii Fit U oferece uma suíte de diferentes atividades. Jogamos uma em que é preciso acertar jatos d’água em crianças sujas (e outras imundas) que correm na direção do jogador. A mira é feita com o movimento do controle e a força pode ser ajustada com a posição da perna, apoiada no balance board. Nesse caso, a tela do controle atrapalha mais do que ajuda, já que o nível de água na arma é indicado somente ali (parece mais uma tentativa de uso da tela) e para olhar acabamos sendo atacados pelas crianças sujas.

Ainda assim, a tela pode servir como um divertido extra à experiência do jogo, além de ter boa sensibilidade ao toque. Os outros controles funcionam bem, nenhuma novidade. Direcionais, analógicos e botões com boa resposta. Os jogos pareciam estar em seus últimos estágios de produção, poucos bugs e quase nenhum engasgo. Resta agora o laçamento.
(Fonte - TechTudo)

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