Quando o WWDC (o evento anual de desenvolvedores da Apple) tiver início
em São Francisco, na próxima segunda-feira, dia 11, todo mundo vai estar
de olho nos novos Macs. Mas, todos estarão prestando mais atenção ainda
nos recursos do iOS, sistema operacional que controla iPhones e iPads. O
iOS
6 deve ser demonstrado durante o evento. Mas há um ponto em particular
que vai despertar o tradiconal "buzz" na internet - aliás, já está
despertando. Trata-se do divórcio entre Apple e o Google no uso do
serviço Google Maps. Durante anos, o Maps fez sucesso nas telas dos
iPhones. É um dos aplicativos mais usados - especialmente por quem mora
em grandes cidades. Mais recentemente, o serviço ganhou novos recursos,
integrando informações de tráfego às previsões de tempo de percurso -
isso depois de todos os avanços dos anos recentes, como o Google Street
View. Ainda assim, a Apple vai abandonar o barco.
Os
desentendimentos entre as empresas em torno do Maps são antigas. A Apple
sempre se incomodou com a coleta de dados que o Google faz a partir dos
iPhones. Como represália, nunca permitiu que o Latitude (recurso que
encontra amigos com base em sua localização) rodasse em seus aparelhos.
Mas, o Google tinha nos iPhones e iPads um importante vetor para
distribuir o Maps (sem contar os royalties que recebe da Apple pelo
uso), e a Apple tinha no Maps um aplicativo central para a experiência
de uso dos consumidores de seus produtos.
Agora, a Apple planeja
lançar seu próprio serviço de mapas. E a Google já articulou uma tática
preventiva, ao anunciar grandes novidades que devem ser mostradas no
evento de amanhã (quarta-feira, 06/12). Do lado da maçã, especula-se que
o novo serviço deve ser integrado ao iCalendar. Assim, se você tiver
uma reunião do outro lado da cidade, e o trânsito começar a apertar, o
serviço emitirá avisos para que você se apresse e se ponha em marcha.
Evidentemente, a Apple precisará do apoio de sua comunidade de
desenvolvedores para criar algo parecido com o que o Google já tem. Mais
uma vez no campo da especulação, há quem diga que o novo serviço de
mapas da empresa deva estrear ainda esse ano, em função das recentes
aquisições de companhias do setor. É esperar para ver. Difícil mesmo
será imaginar que a Apple consiga reproduzir em seu serviço algo tão
atraente e inovador como o Street View.
(Fonte - OlharDigital)
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