sexta-feira, 11 de maio de 2012

Governo americano concede licença para carro sem motorista do Google

Veículo sem motorista é o “carro do futuro”, sentenciou o diretor do Departamento de Veículos Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow. A invenção recebeu autorização do Governo dos Estados Unidos para circular em ruas e estradas do Estado de Nevada. O Google foi a primeira empresa a receber a licença para uso do carro.
Toyota Prius é o primeiro carro sem motorista a receber licença para circular nos Estados Unidos (Foto: Divulgação) 
Toyota Prius é o primeiro carro sem motorista a receber licença para circular nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
Foram necessários mais de 250 mil quilômetros de testes para que o carro sem motorista recebesse o aval de segurança. O automóvel se orienta através de câmeras instaladas no teto, radares e um laser usado para perceber pedestres, ciclistas e outros carros que circulam nas vias. A primeira viagem deve acontecer em Las Vegas.
O Google já testou o carro em vias famosas, como a Golden Gate, em São Francisco. No entanto, sempre contou com a supervisão de um motorista profissional, que estava preparado para assumir o controle do carro em caso de alguma eventualidade. Por enquanto só o gigante da Internet recebeu a licença do Governo americano, mas a intenção é emitir mais licenças à motoristas do estado de Nevada.

Para o deputado Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia, “a grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano”. Padilla acredita que a tecnologia do carro sem motorista aumentaria a segurança no trânsito: ”Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança”.
Por enquanto, apenas um acidente foi registrado com o carro sem motorista. Apesar da liderança do Google nessa tecnologia, outras empresas já buscam licenças para lançar veículos em motoristas pela estrada americana.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário