Gestão da Informação
Bacharelado
São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. O gestor da informação coleta, seleciona, processa, armazena, distribui e avalia o uso das informações. Isso se dá tanto em nível individual como em empresas (públicas ou privadas). Ele é capacitado para lidar com a produção de todo tipo de informação, na sua análise e disseminação para atingir o maior número de pessoas de forma satisfatória. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações e organiza as informações em telecentros e organizações não governamentais.
Salário inicial: R$ 1.700,00 (fonte: profa. Denise Fukumi Tsunoda, da UFPR).
Duração média: quatro anos. Outro nome: Ciên. da Inf.
(fonte - Guia do Estudante)
O mercado de trabalho
Esse é um profissional ainda novo no mercado, mas a sua procura vem crescendo, já que a informação é considerada atualmente uma ferramenta fundamental para organizações de todos os segmentos. O bacharel tem encontrado trabalho em empresas privadas, órgãos públicos e em ONGs para atuar na busca, seleção e recuperação de dados e informações. Há boas oportunidades como consultor em gestão da informação na área de tecnologia. Outros ramos também crescem e absorvem profissionais, como o de pesquisas e estudos com o objetivo de implantar ações para otimização de informações estocadas e bancos de dados. Quem optar pela área acadêmica vai encontrar trabalho em universidades e faculdades. "As regiões Sudeste e Sul são as que mais absorvem os formados. Mas há boas perspectivas de crescimento do mercado de maneira geral em Pernambuco, onde já existe curso específico na área", diz Denise Fukumi Tsunoda, coordenadora do curso da UFPR.Salário inicial: R$ 1.700,00 (fonte: profa. Denise Fukumi Tsunoda, da UFPR).
O curso
Esse curso mescla disciplinas das áreas de administração, ciência da informação e informática. Dessa forma, o aluno aprende computação, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. A grade curricular ainda inclui informação e linguagem, produção de textos, língua portuguesa, filosofia, produção de conhecimento, análise de sistemas da informação, banco de dados, tratamentos da informação em acervos especiais, consultoria em informação, informação e gestão pública. Os alunos também aprendem inglês e, em algumas escolas, espanhol. O estágio é obrigatório no último ano do curso, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão.Duração média: quatro anos. Outro nome: Ciên. da Inf.
O que você pode fazer
Analista de informação
Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.Gerente de projetos
Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.Recuperação de dados
Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.Consultoria
Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.(fonte - Guia do Estudante)
Nenhum comentário:
Postar um comentário