sexta-feira, 22 de julho de 2011








PMSP usará tablets em suas viaturas para facilitar operações



Reprodução / Folha Tec
PM com tablet
Desde o ano passado, algumas unidades da Polícia Militar de São Paulo estão carregando tablets dentro das viaturas. Os equipamentos serão utilizados para facilitar as operações que usam transmissão de dados em tempo real entre as viaturas e as centrais de operação.

Segundo a Folha, o objetivo da PM é liberar mais policiais para atuação nas ruas. O valor gasto com a compra dos dispositivos deve chegar aos R$60 milhões, e os tablets adquiridos serão produzidos pela mineira MXT. O monitoramento será possível graças à tecnologia LTE (Long Term Evolution), uma rede sem fio de banda larga similar às redes Wi-Fi. A LTE garante a estabilidade e é considerada uma evolução do atual 3G. Ela atinge uma velocidade de 60 Mbps dentro da viatura e permitirá aos policiais acompanhar a ação antes de chegar ao local.

Atualmente, a comunicação dos policiais é feita por rádios e depende dos operadores para coordenar os contatos. Os tablets permitirão o uso simultâneo de um software de transmissão de vídeos e dados. Isso fará com que a comunicação entre as viaturas e a central seja bastante rápida e eficiente.

As redes 3G disponíveis não foram cogitadas para uso por entrarem em conflito com a infraestrutura civil, além de serem congestionadas em alguns momentos - isso poderia comprometer as operações.

A padronização é um ponto importante para a PM, que pretende conectar o sistema a outros órgãos de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Federal. Os testes estão sendo feitos na freqüência de 700 MHz, que é o padrão mundial para serviços de segurança.

Segundo o coronel Deak Jr., adotar o padrão americano é a intenção. Esse padrão separa em blocos distintos os usos civil e militar e permite a convergência, quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário