

Ícone do aplicativo médico (Foto: Reprodução)
Os pesquisadores da WPI descobriram que a câmera dos smartphones podem capturar não apenas a frequência cardíaca dos usuários, mas também a respiração, o ritmo cardíaco e o nível de oxigênio no sangue, sempre com maior precisão que os monitores clínico/cardíacos presentes nos consultórios e hospitais. Tudo isso é possível com a simples captura de vídeo do sangue pulsando nos dedos dos pacientes, que são captados com a pressão do dedo na lente da câmera.Outro grupo de pesquisadores descobriu que, se integrarmos uma lente especial esférica à lente da câmera do iPhone, é possível fazê-lo funcionar como um microscópico médico, já que a pequena esfera de vidro amplia as imagens o suficiente para ver os glóbulos sanguíneos com perfeição. Vale lembrar que o “hack médico” não é tão preciso quanto o microscópico tradicional, mas pode ser útil para os médicos que viajam constantemente.
Com as descobertas, os pesquisadores estão confiantes de que o aplicativo de monitoramento cardíaco é tão preciso quanto os monitores médicos normais. Eles compararam o app aos dispositivos tradicionais, e os resultados foram satisfatórios.
Os autores da pesquisa mostram que o aplicativo pode trabalhar em diversos modelos de smartphones, e esperam que, em um futuro próximo, os pacientes possam medir a sua pressão sanguínea em qualquer lugar. Caso alguma anormalidade seja detectada no resultado da medição, o usuário também poderá tomar as medidas necessárias por conta própria.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário