A IBM pretende adentrar ainda mais no mercado de análise de dados não estruturados, baseada no sistema Hadoop, da InfoSphere BigInsights. O novo serviço vai fazer parte das plataformas SmartCloud da IBM.
O anúncio foi feito durante o Business Analytics Forum 2011, que acontece em Las Vegas. A IBM anunciou que vai oferecer uma versão básica e gratuita da nova ferramenta, além de uma opção paga, com recursos voltados para o mundo empresarial. A IBM informou que qualquer usuário pode começar a utilizar o serviço "em menos de 30 minutos" para analisar dados não estruturados, como tweets, vídeos, arquivos de blog e até mesmo dados de previsão do tempo, além do dos dados estruturados convencionais, como previsão de receita e lucros.
Logo da IBM. (Foto: Divulgação)
"Isso vai mudar mais que um único mercado. Vai mudar o mundo dos negócios como um todo", disse David Barnes, diretor do setor de tecnologias emergentes da IBM para a Wired. O anúncio de hoje vem na esteira da recente aquisição da Platform Computing por parte da IBM. A Platform Computing é uma empresa de análise especializada em Hadoop que desenvolveu várias outras ferramentas analíticas que a IBM utiliza hoje. Nos últimos cinco anos, a IBM gastou mais de US$ 14 bilhões na aquisição de empresas especializadas em análise de mercado.A IBM foi uma das muitas empresas de grande porte que recentemente adotaram o Hadoop, uma plataforma de código aberto que originalmente foi desenvolvido pelo Yahoo. Exemplos do seu crescimento: a Oracle disse na sua conferência na OpenWorld no começo desse mês que ofereceria o Hadoop em seu novo serviço Data Appliance Big e a Microsoft anunciou recentemente que vai integrar o Hadoop nas futuras versões do SQL Server e do Windwos Azure.
Uma curiosidade: o nome "Hadoop" vem de um elefante de pelúcia, que pertencia ao filho do fundador da ferramenta. O serviço também é utilizado por gigantes da internet, como eBay, Twitter, Yahoo e Facebook.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário