Memória DRAM e SRAM: entenda as tecnologias e suas diferenças
A memória RAM, ou memória de acesso randômico, é utilizada por computadores de todo tipo para armazenar informações de forma temporária, usualmente perdidas após o desligamento de uma fonte de energia, seja tomada ou bateria. Mas, vale aprender que há dois tipos de memória RAM principais a serem considerados: DRAM e SRAM. Confira quais são suas diferenças fundamentais.
Veja a diferença entre as memórias RAM estática e dinâmica (Foto: Reprodução/Creative Commons |
DRAM é a sigla em inglês para Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica. Isso significa que ela precisa que a informação seja atualizada o tempo todo para que permaneça armazenada. Com isso, esse tipo de RAM gasta mais energia se comparado com a SRAM.
Isso porque a Memória de Acesso Randômico Estática (SRAM) consegue manter os bytes mesmo sem atualização contínua, perdidos somente após a interrupção da fonte de energia. A memória RAM estática é mais econômica, além de entregar mais performance.
Mas o problema dessa tecnologia é o preço. Isso porque a SRAM precisa de muito mais transistores para operar, resultando em pentes com até seis vezes menos capacidade de armazenamento do que uma DRAM do mesmo preço.
Em memórias cache de processadores e discos rígidos, a preferência é comumente dada à SRAM devido à melhor performance e menor dissipação de calor. Mesmo sendo mais cara, os fabricantes não costumam economizar para evitar problemas mais sérios no armazenamento físico ou flash.
Mas memórias do tipo DRAM são naturalmente encontradas em notebooks e desktops de diversas marcas. No final, caso você pretenda adquirir uma memória RAM, a preferência deverá ser sempre por um modelo SRAM, desde que dinheiro não seja o problema.
(Fonte - TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário