segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Motorola é processada por patentes usadas em smartphones Android

A Motorola Mobility está sendo processada pela Intellecutal Ventures, parcialmente financiada pela Google (que, vale dizer, quer comprar a Motorola Mobility), por violação de pelo menos seis patentes utilizadas de forma ilegal nos smartphones Android produzidos pela Motorola.
Motorola Android (Foto: Reprodução)Motorola é processada por quebrar patentes em
seus smartphones Android (Foto: Reprodução)
O processo estava arquivado, mas voltou a ser acionado pela própria Intellectual Ventures, depois das negociações sobre um possível acordo entre as duas empresas falharem. Especialistas em patentes informam que o caso era “relativo”, e lançam dúvidas sobre a capacidade da Google em defender os seus parceiros no Android.
A Intellectual Ventures foi criada pelo ex-chefe de tecnologia da Microsoft, Natham Myhrvold, que conseguiu construir a sua empresa com aproximadamente 35 mil patentes de propriedade intelectual, por meio da compra de patentes de diversos inventores. Graças a essas patentes, a empresa gera lucro para os investidores dos projetos por meio de acordos de licenciamento com empresas de tecnologia que utilizam as tecnologias patenteadas.
A empresa acusa a Motorola Mobility de usar a sua tecnologia de transferência de arquivos, atualizações, gerenciamento de dados remodos, entre outras, em alguns de seus smartphones sem as devidas autorizações e pagamentos de direitos de uso dessas patentes.
Em um comunicado, a Intellecutal Ventures informa que está em negociações com a Motorola desde janeiro de 2011, mas as duas empresas não conseguiram chegar a um acordo. Agora, a empresa busca a justiça para reparar danos, que não foram especificados. Ironicamente, um acordo de licenciamento feito no final de 2010 revela que a Google foi uma das dezenas de empresas que colocaram dinheiro nos fundos de investimento da Intellectual Ventures.
A especialista de patentes Florian Mueller afirma que esse caso é uma espécie de “gol contra” da Google, e que o seu fracasso em defender os seus parceiros no Android é algo “imperdoável”. O fato de a Google ter feito uma proposta para adquirir a Motorola Mobility por US$ 12.5 bilhões no mês de agosto agrava ainda mais a situação.
A Motorola Mobility e a Google não se pronunciaram sobre o caso.
(Fonte - TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário